quarta-feira, 21 de março de 2007

Vila do Bispo





Com sessenta por cento da sua área inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o concelho de Vila do Bispo é um dos poucos locais da região do Algarve onde a natureza selvagem, aliada a um património histórico cultural riquíssimo, se mantém intacta.
Localizando-se no extremo mais ocidental da região, e com condições únicas e belezas raras que convidam a uma visita prolongada, apresenta duas realidades distintas: a costa ocidental - pouco recortada, e onde desaguam pequenos cursos de água doce - e a costa meridional, mais recortada em resultado da erosão, oferecendo uma magnífica visão de enseadas e baías.
Desde as suas gentes, à sua variadíssima gastronomia e paradisíacas praias, Vila do Bispo proporciona a prática dos mais variados tipos de turismo e desportos, possibilitando um contacto saudável e harmonioso com a Natureza, na verdadeira acepção da palavra. Sol, mar e um vasto património histórico cultural perfazem, assim, a conjugação perfeita para quem quer sentir o misticismo do passado e a dinâmica do presente.
O Decreto-Lei n.º 241/88 de 7 de Julho de 1988, criou a Área Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (APSACV), mais tarde reclassificada, através do Decreto Regulamentar n.º 26/95 de 21 de Setembro, como Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
Este Parque Natural tem uma área de 70.000 ha, que se inicia em Sines e termina em Burgau, abrangendo os concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo. Em Vila do Bispo o Parque Natural está implantado em 60% do seu território, incluindo o aglomerado urbano de Vila do Bispo, Raposeira, Figueira, Burgau e Bordeira.
O limite marítimo do Parque Natural é a batimétrica dos 50 m, abrangendo uma faixa marítima de cerca de 2 km definida a partir da linha da costa. No concelho de Vila do Bispo essa faixa varia entre 3 e 4 quilómetros na costa ocidental e 1,5 a 8 quilómetros na costa sul.
O clima é do tipo mediterrâneo com influência marítima.
Em termos gastronómicos, Vila do Bispo oferece o bom peixe fresco, os famosos perceves e a deliciosa moreia frita. Como sobremesa, recomenda-se o bolo de mel, uma verdadeira delícia feita à base de mel, farinha de trigo e azeite.
A
Agro-Expo do Concelho de Vila do Bispo – Feira de Actividades Económicas, Artesanato, Gastronomia e Pecuária, é uma iniciativa da Câmara Municipal que anualmente se realiza em Setembro, contando com o apoio da Região de Turismo do Algarve.


Locais de Interesse



Vila do Bispo

- Monte dos Amantes
- Fonte de Vila do Bispo
- Monumento “Celeiro do Algarve”
- Monumento “Homem do Mar”
- Praça de Tanegashima
- Torre de Aspa (Vila do Bispo)
- Moinhos
- Igreja Matriz de Vila do Bispo

Forte de Burgau

- Raposeira
- Ruínas do Forte e da Bateria do Zavial
- Igreja Matriz da Raposeira
- Aspradantas
- Menires de Milrei e Padrão

Budens



- Capela de Nossa Senhora de Guadalupe
- Ermida de São Lourenço (Vale de Boi)
- Forte de São Luís de Almádena (Boca do Rio)
- Ruínas Lusitano-Romanas (Boca do Rio)
- Forte de Vera Cruz (Figueira)
- Igreja Matriz de Budens
- Capela de Santo António (Budens)

Sagres

- Cabo de S. Vicente
- A Ponta e a Fortaleza de Sagres
- Forte da Baleeira
- Forte do Beliche (Cabo de S. Vicente)
- Capela de Nossa Senhora da Graça

Barão de S. Miguel



- Igreja Matriz Barão de S. Miguel



Praias



Praia da Barriga
Praia da Boca do Rio
Praia da Cordoama
Praia da Figueira
Praia da Ingrina
Praia da Mareta
Praia da Murração
Praia da Ponta Ruiva
Praia da Salema
Praia de Cabanas Velhas (Almádena)
Praia do Barranco
Praia do Beliche
Praia do Burgau
Praia do Castelejo
Praia do Martinhal e Rebolinhos
Praia do Telheiro
Praia do Tonel
Praia do Zavial e Praia das Furnas



Freguesias deste Concelho: Barão de S. Miguel, Budens, Raposeira, Sagres, Vila do Bispo.