quarta-feira, 21 de março de 2007

Lagoa






O concelho de Lagoa situado a litoral, comporta seis freguesias: Carvoeiro, Estômbar, Ferragudo, Lagoa, Parchal e Porches, localidades que com as suas pitorescas ruas, o branco casario e as belas chaminés rendilhadas encantam os seus visitantes.
Aliás, Lagoa é uma jovem cidade, pois ascendeu a esta categoria administrativa em 19 de Abril de 2001, data em que também as aldeias de Carvoeiro, Parchal e Porches ascenderam à categoria de Vila.A cidade de Lagoa situa-se no coração do Algarve, dista cerca de 50 quilómetros de Faro e 290 de Lisboa. As povoações do concelho localizam-se sobretudo ao longo da Estrada Nacional 125, perto do Rio Arade e na Costa Atlântica. Com uma ligeira faixa no Barrocal, situado entre o Rio Arade (a norte) e o Mar (a sul), compreendido entre os concelhos de Portimão e Silves, o concelho de Lagoa afirmou-se inicialmente pelas vertentes agrícola e piscatória, existindo até à década de setenta deste século uma florescente indústria de conservas de peixe, hoje praticamente extinta.
A beleza da costa, onde o azul-turquesa das suas águas contrasta com o ocre das falésias e rochedos de formas estranhas, convida à descoberta dos seus acolhedores recantos e praias – algumas apenas acessíveis por barco – onde impera a tranquilidade. Descobertas estas características, não foi fácil ao turismo escolher e instalar-se rapidamente na zona, passando a ser um dos principais vectores económicos, gerando comércio, pequenas indústrias e, naturalmente, a construção de moradias. Mas, entretanto, a agricultura continuou, sobretudo no campo das culturas irrigadas, assim como a pesca tradicional, revitalizada, passou a coexistir com modernas unidades.
Pelo acentuado crescimento, suportado pela riqueza que o turismo produz, o concelho de Lagoa continua a repartir-se entre a terra e o mar, afirmando-se numa nova dimensão, em que a cultura e as actividades artesanais, como a olaria, a empreita, a doçaria, entre outras, se apresentam como uma nova potencialidade.Recorde-se que foi na sequência deste sentir que nasceu em 1980 a
Fatacil – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa – hoje o maior certame do género a sul de Portugal.
Lagoa é assim um concelho em pleno desenvolvimento, numa região cobiçada, mostrando um mosaico paisagístico incomparável – composto pelo casario branco, pelo verde dos vinhedos, pelo redondilho da costa e suas praias de areias quentes e douradas.
De referir também, que Lagoa, com tradição milenar na actividade vinícola, oferece-nos os seus vinhos – brancos e tintos, aromáticos e macios, com um "Afonso III" a afirmar-se um excelente aperitivo – e uma rica gastronomia tradicional, que pode ir desde um ensopado de peixe, a um polvo no forno, ou a um saborosíssimo cozido de rabo de boi com grão, para além do marisco e peixe fresco que se não pode dispensar.

Locais de Interesse

Carvoeiro

Galeria de Arte
Galeria Maré d'Arte
Forte de Nossa Senhora da Conceição
Ermida de Nossa Senhora da Encarnação

Estômbar

Sitio das Fontes
Museu Etnográfico do Rancho Folclórico do Clavário
Igreja de São Tiago
Misericórdia
Gruta de Ibne-Ammar
Convento do Parchel
Ermida de Santo António

Ferragudo

Galeria Bizzaro
Atelier Bongard
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Forte de São João de Arade

Lagoa

Igreja Matriz
Convento de S. José (Lagoa)
Galeria Greenhll
Convento de São José
Igreja da Misericórdia

Porches

Igreja Matriz
Ermida de Nossa Senhora da Rocha

Praias

Praia da Albandeira
Praia da Cova Redonda
Praia da Marinha
Praia da Srª da Rocha
Praia de Benagil
Praia de Vale Centeanes
Praia de Vale do Olival e Praia dos Beijihos
Praia do Carvalho
Praia do Carvoeiro e Praia do Paraíso
Praia do Molhe
Praia do Pintadinho
Praia do Vale da Azinhaga
Praia dos Caneiros
Praia Grande e Praia da Angrinha
Praia Nova

Freguesias deste Concelho: Carvoeiro, Estombar, Ferragudo, Lagoa, Parchal, Porches