quarta-feira, 21 de março de 2007

Loulé





Antigo centro cultural da civilização árabe, Loulé é hoje, pela sua localização geográfica, um centro turístico internacional de excelência, situado no coração da Região Algarvia, oferecendo aos visitantes um excelente património histórico, uma paisagem caracteristicamente meridional - de serra e mar - com aldeias pitorescas, paisagens de golfe, empreendimentos turísticos, uma marina internacional e muita animação cultural, desportiva e de lazer.
Falar de Loulé, significa falar-se de férias completas, mediante uma oferta turística de sonho, como Quinta do Lago, Vale do Lobo, Vilamoura, Dunas Douradas, entre outros empreendimentos turísticos que se estendem por todo o litoral deste concelho algarvio. Das belas praias com extensos areais dourados, rumo ao interior, passa-se por um barrocal pitoresco e aprazível atingindo-se a serra. Uma serra, de um verde dominante, salpicado de cores variadas, conforme a época do ano em que floresce a sua flora original, composta essencialmente por estevas, tojos e rosmaninho, fazem do Inverno algarvio uma eterna primavera e são responsáveis por um aroma silvestre verdadeiramente único.
Rocha da Pena ou Fonte da Benémola são locais de visita obrigatória, onde o poder de uma natureza agreste nos ofusca e nos faz sentir livres. Alte, Benafim, Salir e Querença são aldeias típicas, de gente simples e humilde, que também não dispensam uma visita.
Em Loulé, as muralhas abrigam um interessante Museu Arqueológico e a tradição passa pelo artesanato, nomeadamente pelos trabalhos ao vivo, desde a palma ao esparto, ou do cobre aos arreios.
As principais festividades locais são o Carnaval de Loulé, com mais de 90 anos de existência, a Festa da Mãe Soberana, tradição pagã que atrai muitos milhares de pessoas de todo o país e as Comemorações do Dia do Município que desde 1999 assumem um papel extremamente importante nas camadas mais jovens. Por outro lado, o ensino universitário, a cargo do INUAF – Instituto D. Afonso III, trouxe mais visa e juventude à cidade de Loulé.
Agora, depois do sucesso que alcançou, a Feira do Livro de Vilamoura, deverá passar a ser o terceiro maior evento do género no nosso País. Isto, porque Loulé costuma também ser palco de grandes eventos nacionais, como a Volta a Portugal em Bicicleta, entre outros, designadamente na área da Vela, através das realizações habitualmente levadas a efeito pelo CIMAV.
Em termos gastronómicos, Loulé oferece-nos, principalmente, a Galinha Cerejada, o Xerém com Torresmos, o excelente peixe fresco e o saboroso marisco, podendo a sobremesa ser composta de uns "carriços", de uns "doces de amêndoa" ou de uns "Dom Rodrigos", muito apreciados pelos turistas.
Numa visita nocturna ao concelho de Loulé, pode optar por jantar na zona de Almancil e depois divertir-se numa das várias discotecas existentes a litoral, designadamente em Vale do Lobo, Quarteira ou Vilamoura.
Numa parceria com a Câmara Municipal de Faro, foi parcialmente construído o Parque das Cidades, onde se encontra o Estádio Algarve que albergou alguns jogos do Euro 2004 de Futebol.

.Locais de Interesse

Almancil

Capela de São Lourenço dos Matos

Alte

Igreja matriz
Capela de São Luís
Fontes Pequena e Grande
Moinho de Águas Frias
Mini-museu rural de Malha Ferro

Quarteira

Casino de Vilamoura
Marina de Vilamoura

Querença

Fonte Benémola

Salir

Castelo de Salir

S. Clemente

Castelo
Muralhas de Castelo
Igrela Matriz de São Clement
e
Igreja da Misericórdia
Ermida de Nossa Senhora da Conceição

Museu Municipal

S. Sebastião

Ermida de Nossa Senhora da Piedade
Convento do Espírito Santo
Igreja de São Francisco

Tôr

Fonte Benémola


Golfe


Freguesias deste Concelho: Almancil, Ameixial, Alte, Benafim, Boliqueime, Quarteira, Querença, Salir, S. Clemente, S. Sebastião, Tôr