quarta-feira, 21 de março de 2007

Albufeira






Banhada pelo Oceano Atlântico, Albufeira é conhecida como a capital do turismo português.
Combinando os mais diversos ingredientes para umas férias de sonho, esta região é bastante apreciada pelo seu clima ameno e fraca pluviosidade.
A beleza da paisagem ao longo da costa, as falésias debruçadas sobre belas praias e os extensos areais, contrastam com ambiente, calmo e pitoresco do interior do concelho.
Localizado no centro do Algarve, Albufeira dista apenas 39 quilómetros do Aeroporto Internacional de Faro.
Foi definitivamente tomada aos mouros pelos Cavaleiros de Santiago em meados do século XIII, no reinado de D. Afonso III, representando o fim de cinco séculos de presença árabe.
A primitiva povoação foi ocupada pelos Romanos que lhe deram o nome de Baltum. Mais tarde os Visigodos atraídos pelo mar e pelas boas condições naturais, aí se fixaram até à chegada dos Árabes.
O actual topónimo de Albufeira provém da denominação árabe "Albuera" que significa "Castelo do Mar", facto que está intimamente relacionado com a existência de uma lagoa, formada pelas águas que o mar arremessava para o interior da povoação, durante temporais ou grandes marés.
A partir da década de 60 assistiu-se ao nascimento do fenómeno turístico e, Albufeira começou a ser procurada por turistas oriundos dos quatro cantos do mundo. Mas foi sobretudo a partir dos anos 80 que se expandiu de forma notória, sendo hoje considerada a capital do turismo algarvio e um dos maiores destinos turísticos de Portugal.
Albufeira é sede de Concelho, com uma área de 148 kms quadrados e 30 quilómetros de litoral, de praias de água cristalina e da mais fina areia dourada, banhada pelo Oceano Atlântico.
Com um clima marcadamente mediterrânico, Albufeira apresenta uma vegetação característica do sul da Europa, destacando-se as amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras.
Albufeira é assim o local ideal para passar umas férias extraordinariamente agradáveis, onde encontra uma gastronomia rica e diversificada, composta essencialmente por marisco, peixe fresco e uma doçaria regional como não encontrará em qualquer outro local. No interior do concelho, a matança do porco é uma tradição, produzindo saborosos enchidos e, por isso, o hábito da chouriça assada com pão caseiro, nomeadamente na zona de Paderne, onde as favas temperadas com toucinho e chouriço são porventura o mais típico prato desta região.
Para além de um vasto conjunto de hotéis e restaurantes de grande prestígio, o visitante encontrará em Albufeira, clubes, discotecas e um sem número de bares, constituindo um ambiente musical e de diversão que jamais esquecerá.

Locais de Interesse

Albufeira

Igreja matriz
Igreja de São Sebastião
Igreja de Sant'Ana
Ermida de Nossa Senhora da Orada
Capela da Misericórdia
Torre do Relógio
Muralhas do Castelo
Torre Sineira
São Vicente de Albufeira
Museu Municipal de Arqueologia

Paderne

Igreja Matriz
Castelo

Guia

Igreja Matriz
Ermida de Nossa Senhora da Guia

Praias

Freguesias deste Concelho: Albufeira, Ferreiras, Guia, Olhos de Água, Paderne