quarta-feira, 21 de março de 2007

Silves







Silves foi conquistada aos mouros por D. Sancho I, a 3 de Setembro de 1189.
O Município de Silves, actualmente com 687 quilómetros quadrados e cerca de 34 mil habitantes é, em termos territoriais, o segundo maior concelho do Algarve e um dos seus mais importantes cartões de visita, não só pela sua história, mas também, pela cultura das suas gentes, valências e apetências sociais e económicas, no que se inclui a promissora indústria do turismo.
A cidade de Silves - primeira capital administrativa do Algarve -, banhada pelo rio Arade, apresenta-se em anfiteatro, pela colina do Castelo acima atingindo 55 metros de altitude.
Desde a pré-história que esta região é povoada, sendo frequentes os achados arqueológicos na bacia do Arade e nas áreas litorais (menires, sepulturas, instrumentos de pedra polida).
Visitar a cidade de Silves é como que uma obrigação. Comece pelo Mercado Municipal e delicie-se com as frutas e hortaliças da região, ou com o peixe fresco e a tipicidade dos vendedores e outros agentes locais, que com natural entusiasmo promovem os seus produtos.Depois do Mercado, na rua José Estêvão, situada do lado Nascente, pode observar as edificações "oitocentistas" que marcam o início da era industrial de Silves, em que a cortiça marcou assinalável desenvolvimento.
Suba depois até ao Largo do Município, onde poderá observar a presença de três importantes símbolos do poder local: o Pelourinho, as Portas da Cidade e o edifício dos Paços do Concelho, estes dois últimos sedes, respectivamente, da antiga e da actual Câmara Municipal.
Ali ao lado, entrando pelo arco sob o Torreão das Portas da Cidade, alguns passos mais à frente, conduzem-no ao Museu Municipal de Arqueologia, que alberga no seu interior uma das mais notáveis e recentes descobertas arqueológicas – um Poço-Cisterna do séc. XII. Uma visita à Igreja da Misericórdia, com porta de estilo manuelino, ou à antiga Sé Catedral, donde avistará o Castelo, torna-se também indispensável.
Visite pois o Castelo de Silves e desfrute da bela paisagem que do seu miradouro terá então sobre a cidade. Já na base da cidade, depois de ter descido a escadaria, o empreendimento de cultura e lazer que recuperou uma das grandes fábricas de cortiça dessa época – a "Fábrica do Inglês" -, proporciona-lhe uma visita ao Museu da Cortiça. Depois, a Nascente da Cidade, como se seguisse para o Enxerim, encontra a Cruz de Portugal.
Em Silves poderá ainda usufruir de agradáveis espaços públicos que a cidade tem para lhe oferecer: jardins, largos, vistas, sombras, cafés, restaurantes e bares.À noite, aconselhamos uma observação atenta durante alguns minutos à bela iluminação do Castelo, preferencialmente pelo lado Norte da muralha.
A tradição gastronómica silvense baseia-se numa típica sopa de batata à antiga, com hortelã e pão caseiro. Depois pode provar umas papas de milho ou uns griséus à algarvia, com linguiça, toucinho e ovos. Se preferir, pode também comer um bacalhau abafado ou uns carapaus alimados, assim como um coelho com molho escuro.
Nas sobremesas, o bolo real, o morgado de Silves, o doce de ovos ou as meias luas, são os doces tradicionais. Na fruta, a laranja algarvia é a recomendação que lhe fazemos.
Locais de Interesse
Alcantarilha

Igreja da Misericórdia
Capela de N. Sr.ª Carmo
Igreja Matriz
Capela dos Ossos
Quinta do Rogel

Algoz

A Igreja Matriz
Celeiro do Monte da Piedade
Ermida de S. Sebastião
Ermida de Nª Sª do Pilar
Poço dos Bois
Lagoa do Navarro
Sítio do Penedo Gordo
Grutas do Guiné (Algoz/Tunes)

Armação de Pêra

Fortaleza de Stº António
Muralhas de Alcantarilha

Pêra

Igreja Paroquial
Igreja de S. Francisco

S. Bartolomeu de Messines

Igreja Matriz
Casa Museu João de Deus
Arco do Remexido
Ermida de S. Sebastião
Ermida de Nª Sª da Saúde
Monumento a João de Deus

Silves

Almedina
Arco da Rebola
Edifício das Casas Grandes
Castelo
Cruz de Portugal
.
Praias
.
.
Freguesias deste Concelho: Alcantarilha, Algoz, Armação de Pêra, Pêra, S. Bartolomeu de Messines, S. Marcos da Serra, Silves, Tunes